Prefeitura e Tamar promovem II Curso de Observação de Tartarugas Marinhas

A Prefeitura de Ubatuba e o Projeto Tamar promoveram nos dias 14 a 16 de abril a segunda edição do curso de formação de monitores para observação de tartarugas marinhas.

Voltado para guias de turismo, monitores ambientais, maricultores e estudantes, o curso fornece subsídios teóricos e práticos para orientar turistas em atividades de campo, valorizando a observação das tartarugas marinhas no município.

Ministradas pelo Biólogo Henrique Becker, coordenador técnico da Base de Ubatuba, as aulas aconteceram na base do projeto Tamar, onde foram apresentados temas como a biologia do animal e das atividades realizadas pelo projeto ao longo dos anos no Brasil e também em Ubatuba.

Também aconteceu uma saída de campo onde os alunos, com o apoio da empresa Barquário, realizaram um mergulho livre para observar as tartarugas em sem habitat natural.

A empresa Barquário possui uma embarcação com fundo de vidro que permite o visitante observar a fauna marinha de dentro da própria embarcação. Segundo Pedro Paulo, diretor da empresa, há apenas três embarcações semelhantes no Brasil. “A observação de tartarugas é uma das coisas que os turistas mais buscam quando realizam o passeio”, informa Paulo.

O curso é fruto do convênio entre a Prefeitura e o Projeto Tamar. A capacitação faz parte do Programa Municipal Amigo do Turista, que tem como objetivo a qualificação dos profissionais de turismo e o estreitamento das relações entre o poder público, inciativa privada e profissionais do ramo.

“Temos uma costa com diversos pontos de observação de tartarugas. Fornecer subsídios de qualidade para que os profissionais explorem de forma consciente a presença delas é essencial para que a informação seja levada ao turista com responsabilidade, gerando benefícios na conservação da espécie e no desenvolvimento dos profissionais envolvidos”, afirma Claudinei Bernardes, coordenador do programa

Ainda segundo Claudinei, uma segunda edição será realizada no segundo semestre em data a ser divulgada pelo portal Viva Ubatuba.