Secretários de Turismo do Litoral Norte têm segundo encontro

Os secretários de Turismo das quatro cidades do Litoral Norte tiveram seu segundo encontro do ano na secretaria de Turismo de Caraguatatuba no dia 24 de janeiro.

A reunião foi marcada pela necessidade do fortalecimento do Litoral Norte como um único destino, onde a união dos quatro municípios é vista como forma de alavancar o turismo das cidades, que são semelhantes em vários aspectos geográficos, ambientais, culturais e turísticos.

“Fortalecer uma agenda de discussões para a nossa região, é nos fortalecer na busca de recursos e políticas públicas que venham ao encontro de nossas necessidades e vocações como roteiro nacional e Internacional”, comenta Luiz Bischof, secretário de Turismo de Ubatuba.

Dentre os assuntos da pauta estão a solicitação formal para a melhora considerável no sistema de telefonia e Internet aos órgãos responsáveis, justificado pela má qualidade dos serviços prestados frente a uma população de mais de 319 mil moradores e que recebem milhares de turistas em busca da beleza natural e cultural da região.

Segundo Ricardo Fazzini, secretário de Turismo da Ilhabela, “tamanha lentidão e inoperância do sistema geram diversos transtornos e prejuízos aos moradores e turistas que nos visitam”.

Outro documento encaminhado foi aos buscadores de meios de hospedagem, no qual solicitam que somente divulguem meios de hospedagem que contenham CNPJ, pois os que não possuem essa regulamentação violam o dispositivo legal da Lei Federal do Turismo (Lei Nº 11.771/08).

Todos defendem a posição de que a informalidade acaba gerando sonegação, além de diminuir a geração de empregos e outros prejuízos aos Municípios.

“Estou Secretário pela primeira vez e poder contar com a experiência dos amigos da Ilhabela e Ubatuba, me dá um ânimo novo nessa caminhada conjunta por dias melhores ao turismo do Litoral Norte. Estou muito feliz e convicto que juntos somos mais fortes”, comenta Cristian Oliveira.

A temporada 2017/2018 dos cruzeiros marítimos no Litoral Norte foi novamente discutida e o tema mereceu uma tarde dedicada a planejamentos e troca de informações quanto aos receptivos.

O secretário Fazzini convidou a secretaria de Turismo de Ubatuba para receber um navio na Ilhabela no dia 03 de fevereiro, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido no setor.

Ao fim da reunião, os secretários foram recebidos pelo Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, que parabenizou o esforço do grupo na união de conhecimentos, experiências e trabalho em busca de dias melhores ao turismo das quatro cidades irmãs.

A próxima reunião acontece em Ubatuba no dia 15 de fevereiro.