Moradores de Ubatuba conquistam mais inclusão social e digital

O prefeito Mauricio participou na sexta-feira, 26, da cerimônia de entrega do novo centro de inclusão digital Acessa SP Ivan Nicolau Sebe, instalado na sede da organização GAIATO -Grupo Aberto à Infância e Adolescência. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo programa Acessa SP, por meio de projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) de Ubatuba.

O evento contou com a presença de Venerando Ribeiro do Valle Júnior, superintendente do Acessa SP, além de representantes da comunidade, do GAIATO, da Câmara e do secretariado municipal.

Celeste Sebe, que liderou a fundação do GAIATO em 1992, destacou que a instalação do posto do Acessa SP no Ipiranguinha representa uma oportunidade para as crianças e adolescentes: “Esse centro foi projetado para que os que estão aqui façam a diferença”.

“Como governo, é preciso olhar para onde há pessoas que mais necessitam. Ações como esta, em que a comunidade está envolvida e comprometida, tanto como usuária dos serviços quanto com pessoas trabalhando, são irreversíveis”, enfatizou o prefeito Mauricio. “Hoje, aqui, temos um exemplo concreto disso, pois este posto envolveu recursos do município, do Estado e da comunidade, que foi quem fez esta sede”.

Pedro Seno, secretário municipal de Tecnologia da Informação, explica que a iniciativa beneficia toda a população da região: “Para instalar o posto, foi trazida para o bairro toda a infra-estrutura de poste, transmissão e cabeamento, que é um bem que fica de maneira permanente para a cidade” .

Serviços

O Acessa SP – Ivan Nicolau Sebe fica na rua das Palmeiras, 200 – Ipiranguinha. Ele é equipado com 10 computadores, dos quais 9 com acesso livre e gratuito à internet, disponíveis para uso de toda a população. Um monitor capacitado ficará de plantão no local para auxiliar os usuários de acordo com a suas necessidades.

Ele pode ser utilizado por qualquer pessoa mediante a apresentação do RG. Menores de 15 anos necessitam da autorização de um responsável para se cadastrar e menores de 12 anos devem utilizar o posto acompanhados de seus responsáveis legais. O tempo de acesso é de 60 minutos.  Os usuários podem utilizar o computador novamente após o término de sua sessão, mas é necessário voltar para o final da fila e aguardar a vez novamente. Não é necessário agendar horário para utilizar os computadores.

Um dia da semana o espaço será destinado para uso exclusivo da ONG, para a realização de cursos e oficinas de projetos atendidos pela instituição, como o projeto Nossa Cara: Juventude Caá.içara, destinado à formação de lideranças comunitárias.

Para saber mais sobre o GAIATO, visite a página da entidade na web: http://www.gaiato.org/

Para saber mais sobre o Acessa SP, visite a página: http://www.acessasp.sp.gov.br/sobre-o-acessasp/

Sítio web da Prefeitura de Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br/