
A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (20) uma capacitação voltada para enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre sífilis, com foco em gestantes. O treinamento foi realizado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.
A sífilis tem cura, sendo uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema Pallidum, que pode ser transmitida pelo sexo sem preservativo ou por transfusão de sangue. Já a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.
A sífilis gestacional foi o foco do treinamento, com abordagem nas complicações sofridas pelo bebê, que pode resultar em má-formação do feto, aborto ou até mesmo a morte do recém-nascido.
De acordo com a diretora da Atenção Básica, Márcia Santos, o objetivo da capacitação é reduzir a sífilis congênita no município. “Hoje temos em Ubatuba 36 gestantes com diagnóstico de sífilis, que puderam iniciar o tratamento precoce devido à identificação eficiente e rápida realizada durante o acompanhamento do pré-natal. Nossa meta é ampliar ainda mais o conhecimento da equipe e o atendimento oferecido às gestantes”, ressaltou a diretora.