Poder Executivo

Ubatuba recebe alerta de risco moderado de deslizamento de massa

Ubatuba recebe alerta de risco moderado de deslizamento de massa

Na tarde desta terça-feira, 7, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para Ubatuba referente ao risco moderado de deslizamento de massa no município.

O fenômeno pode acontecer em decorrência das chuvas intensas desde segunda-feira, 6. Os acumulados de precipitação são de até 76 mm em 48 horas – sendo que a maior quantidade foi registrada em uma hora (42 mm).

As regiões que apresentam maiores índices pluviométricos neste momento são Marafunda e Centro, com mais de 80mm em 72 horas; Itamambuca e Estufa II. Ainda segundo o Cemaden, a previsão meteorológica indica chuva fraca a moderada nas próximas horas, mas que podem ser intercaladas com pancadas mais intensas. Além disso, há também previsão de chuva ao longo do dia de amanhã (quarta-feira dia 8). Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar.

O deslizamento de massa pode causar danos em residências. Por isso, é necessário que a população fique alerta a todo sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, a providência indicada é acionar ajuda pelo telefone 199. Além disso, é importante lembrar que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar às áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

Diante deste cenário, a Defesa Civil já está preparada – realizando ações preventivas de conscientização nas áreas de risco constantemente e orientando a população.  No dia 20 de janeiro, o Plano de ação para escorregamentos da Defesa Civil de Ubatuba foi oficializado por meio da publicação do documento no Diário Oficial da Prefeitura de Ubatuba.

Saiba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/publicappdc/

Ocorrência

Até o momento, a Defesa Civil de Ubatuba informa que foi registrada somente uma ocorrência, na qual a parte de uma ponte no bairro Félix cedeu. O órgão irá fazer uma vistoria que será realizada pelo engenheiro para emitir um laudo – análise que será possível após a chuva.

Segundo a Defesa, o leito carroçável não está prejudicado, só a ponte está deteriorada. O trecho não está interditado porque, agora, a situação no local já foi normalizada.

Monitoramento

Uma equipe de profissionais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) está realizando a manutenção em alguns pluviômetros de Ubatuba. A operação começou nesta terça-feira, 7, busca retomar o funcionamento dos equipamentos, promovendo a atualização do software e efetuando a troca de peças, caso necessário. Até o momento, cinco pontos estão sendo verificados: Praia Dura (já está em funcionamento), Perequê-Mirim, Escola Olga Gil, Rio Grande (que também é estação hidrológica e muito importante) e Tenório.

/* * VLibras */