Biblioteca de Ubatuba ganha centro de inclusão digital

Para contribuir com a inclusão digital em Ubatuba e aumentar o acesso à informação, a Prefeitura de Ubatuba inaugurou, na última terça-feira, 1º de março, o centro de inclusão digital da Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, na Praça Treze de Maio – Centro.

O local conta agora com 10 computadores com acesso livre à internet que podem ser utilizados pela população durante o horário de expediente da biblioteca, de segunda à sexta-feira, das 8h15 às 17h45. Em todas as máquinas foram instalados programas para contribuir com a disseminação do conhecimento como jogos educacionais, cursos online, ferramentas de capacitação, softwares de edição gráfica entre outros.

Segundo Pedro Seno, secretário municipal de Tecnologia da Informação, o centro digital une o que a biblioteca tem de bom com o advento da informática. “Um dos objetivos da iniciativa é tentar criar um vínculo maior do cidadão com o local através da tecnologia. Queremos abrir cada vez mais espaços de inclusão onde as pessoas tenham ferramentas para participarem da construção da cidade e se desenvolverem”, afirma.

A bibliotecária Keila Redondo acrescenta que, além dos programas instalados, os computadores contêm uma série de links de pesquisa, como os de bibliotecas virtuais, além de livros gratuitos que podem ser lidos online. Eles contam ainda com web cam, que são um recurso adicional que contribui em atividades dos usuários, como a participação em cursos online e oficinas sobre encenações e animação de história em quadrinhos.

Ela destaca que o laboratório será mais um atrativo e que o fluxo de pessoas na biblioteca vai aumentar. “Em 2015, foram cerca de 10 mil visitantes e seis mil consultas ao acervo. Vemos essa iniciativa como uma forma de mostrar que é possível ler o livro e também realizar a leitura online, de forma que a leitura digital complemente o livro e vice-versa”.

Como parte dessa estratégia, serão promovidas ainda ações de incentivo nas escolas para que  as crianças façam a carteirinha da Biblioteca e frequentem o espaço.

O prefeito Maurício ressalta que “muito mais do que um telecentro – um centro de inclusão digital – queremos estabelecer uma ponte entre a modernidade – a internet e a informática – e a tradição da biblioteca”.

Investimento

A instalação do laboratório foi possível graças ao apoio do Projeto CDI Bibliotecas, uma iniciativa do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation. A Prefeitura de Ubatuba inscreveu o projeto e foi um das 50 bibliotecas no Brasil contempladas com os computadores.

Essa é mais uma iniciativa que proporciona o acesso do cidadão à tecnologia, informação e conhecimento. “Uma das grandes marcas de nosso governo é a da tecnologia, da inovação e do investimento na modernização em várias esferas do governo. Somos uma das poucas cidades que possui uma Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e esse é um esforço contínuo”, enfatizou o Prefeito Mauricio.

Com recurso específico da pasta, foi feita uma grande compra de equipamentos de informática para  a administração pública. Para a Secretaria de Educação, está prevista a instalação de 14 laboratórios de informática com internet para os alunos da Rede Municipal, o primeiro deles inaugurado na Escola Municipal Tancredo Neves.

Além disso, o município já conta com unidades como a do Acessa SP na Fundart e o recém-inaugurado Acessa SP do Ipiranguinha.