Ubatuba sedia encontro do Conselho Consultivo da AgemVale

Na última segunda-feira, 6, Ubatuba foi sede da 2ª reunião ordinária do Conselho Consultivo da Sub-Região 5 da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AgemVale). O órgão é composto por representantes das 39 cidades que compõem a RM vale e tem foco no planejamento e desenvolvimento desses municípios.

O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial de Ubatuba (Aciu) e contou com a presença do prefeito Márcio Maciel (MDB). “É muito importante a figura do prefeito, nos engrandece muito como conselheiros”, comemorou o presidente da Sub Região, Eduardo Cursino.
“Para nós, é uma honra muito grande receber a reunião da AgemVale. Eu me comprometo com vocês a sempre que puder, estar presente, porque é realmente muito importante ter essa união entre os prefeitos da nossa região para que possamos ter um apoio maior do governo estadual”, afirmou o prefeito.

Os principais assuntos discutidos durante o evento foram segurança pública, educação – especificamente a questão da escola em tempo integral e o desenvolvimento econômico com foco na geração de emprego e renda para os jovens. A finalidade do debate foi elencar questões importantes que possam se tornar recomendações e solicitações envolvendo o Governo do Estado.

Segurança Pública

Uma das propostas sobre segurança pública discutidas foi a possibilidade da criação de um Batalhão da PM para o Litoral Norte.

“A polícia não resolve todos os problemas, mas também não há como enfrentar o crime organizado se não há uma força policial instantânea e imediata. Nos temos as Guardas Civis Municipais bem equipadas, mas precisamos da presença de um estado forte”, frisou Cursino.
“O munícipe, em Ubatuba, está muito interessado nessa questão. Fizemos uma movimentação, nos últimos meses, com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para reativar nosso Conselho de Segurança (Conseg) , por isso, é essencial buscar soluções em todos os níveis”, comentou o presidente da Aciu, Fernando Almeida Intaschi

Educação

A principal discussão envolvendo esse tema foi, especificamente, a questão de implantação de escolas em tempo integral, visando a ocupação dos jovens. Segundo Cursino, o governo estadual vem trabalhando nessa questão, principalmente referente ao ensino médio.

“Houve um registro de aumento de unidades que atendem essa modalidade, mas ainda está distante do esperado. Sabemos que a RM Vale é muito complexa, tanto que foi dividida em cinco sub regiões. A região do Litoral Norte também é diversa, com orçamentos diversificados, e isso reflete na Educação. Não se pode olhar para um município da mesma forma que para os outros. É preciso entender com a prefeitura qual sua necessidade sobre o ensino integral. A escola de tempo integral precisa tirar os jovens da rota do crime, não podemos depender do acaso”, afirmou o presidente

Desenvolvimento econômico

Em seguida, o assunto abordado foi a oportunidade de emprego e renda, principalmente para o jovem, apontando fatores como qualificação de mão-de-obra e oportunidade.

“Esse é um tema importante. Chegamos na alta temporada, as vagas de emprego no comércio em geral serão abertas para atender melhor o turista. Temos o menor aprendiz para inseri-los no mercado, como a Guarda Mirim também faz, mas acredito que algo que vai valorizar muito esse público é a instalação da sede da Etec Paula Souza, pois a juventude não precisará mais subir a serra para buscar qualificação profissional. Será um ganho muito grande”, enfatizou o prefeito de Ubatuba.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Yuri Costa Bellato, ainda lembrou que é preciso visualizar o futuro, acompanhando o avanço das gerações e suas necessidades. “Essa geração, em especial a paulista, almeja mais. É uma geração muito tecnológica.  Nada melhor que o desenvolvimento econômico para mudar uma sociedade. Colocando empreendedorismo e possibilitando por meio de ferramentas para esse avanço, é necessário olharmos para esse tema visualizando o futuro”, pontuou.

A próxima agenda da Sub-Região 5 acontecerá em São Sebastião e está prevista para o mês de janeiro de 2024, em data ainda a ser definida.