Prefeitura premia práticas inovadoras educativas da rede e alunos vencedores

A noite de segunda-feira, 20, foi inédita em Ubatuba. A Secretaria de Educação reuniu representantes das unidades escolares no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto para a premiação das Experiências Inovadoras de Educação. Na cerimônia, também foram premiados os alunos mais pontuados na 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

As práticas pedagógicas significativas, elaboradas e realizadas durante o ano de 2021 nas unidades da Rede Municipal de Ensino, foram elencadas no site da Prefeitura de Ubatuba para votação do público em cada segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, Sala de Recursos e EJA.

Foram mais de 5800 pessoas interagindo, que puderam escolher entre 22 experiências inscritas. A secretária de Educação, Fatinha Barros, explicou que o prêmio foi criado para dar o reconhecimento às práticas pedagógicas ressignificadas no momento da pandemia de forma democrática.

“A gente acredita que no próximo ano vamos continuar realizando o prêmio e mais professores irão colocar as suas práticas para serem divulgadas. Nós da secretaria pudemos apreciar quantas coisas lindas vocês criaram neste ano de pandemia em todas as modalidades e isso é a nossa Educação do município”, comemorou Fatinha.

A prefeita Flavia Pascoal falou sobre a importância das trocas de experiência das práticas pedagógicas e compartilhou sua felicidade em participar desse momento. “Também estou feliz com o envolvimento da sociedade, pois a população está se envolvendo no processo de aprendizagem. Para o próximo ano, teremos muitas ferramentas de trabalho para que vocês possam desenvolver mais e mais projetos”, garantiu.

A prefeita ainda falou sobre as iniciativas como a instalação de um laboratório de ciências nas escolas, os polos de inovação tecnológica em parceria com a Faz Educação, as tratativas para a implantação de um polo tecnológico em parceria com o governo do estado na EM Padre José de Anchieta e os avanços da pasta neste ano, como a entrega de kits de brinquedos e parques adaptados para as escolas, entrega de equipamentos e melhorias estruturais nas unidades escolares e, por fim, sobre o pagamento do abono aos professores – que teve todo um aporte jurídico para concessão.

Flavia encerrou suas palavras anunciando a instalação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp em Ubatuba no próximo ano, funcionando na EM Olga Gil no período noturno..

O evento ainda teve a participação da escola Saloly Furtado, que apresentou duas coreografias, encantando os presentes.

Ao final, todos puderam participar de um momento de magia, com a chegada do papai noel do Natal Azul: uma iniciativa da Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba (Apeau). O  objetivo da ação é promover, ainda mais, a inclusão das pessoas com autismo na sociedade. “Nosso desejo é fazer da nossa cidade de Ubatuba uma referência em inclusão”, finalizou o papai noel.

Premiados Práticas Pedagógicas:

Segmento EJA

Projeto Vivência Caiçara

Luciene Rezende de Souza Queirós – EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil

Segmento Sala de Recursos Multifuncionais

Projeto Os Direitos da Aprendizagem na Sala de Recursos

Andrea Menezes Giannini Santana – EM Prof Idalina Graça

Projeto Acolhimento

Patrícia Chahin Bohn – EM João Alexandre

Segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais

Projeto Pop-it Didático

Juliana Silickas de Barros – EM profª Maria das Dores Carpinetti