Escolas de Ubatuba começam vacinação contra a febre amarela

Coordenadores de escolas municipais, estaduais e privadas de Ubatuba participaram na última quarta-feira, 7, de reunião com equipe da Vigilância em Saúde para sensibilização e organização da vacinação contra a febre amarela nas escolas.

A vacinação nas escolas começa já neste sábado, 10, aproveitando ações que acontecerão como parte do programa “Família na Escola”, na rede estadual. Além da febre amarela, serão oferecidas também vacinas contra o HPV e a meningite C.

Estudantes, funcionários e parentes não vacinados também poderão tomar a dose da vacina contra a febre amarela nas escolas.

Veja os horários de vacinação nas escolas.

Dados

Até a quinta-feira, 8, um total de 29.888 doses da vacina fracionada contra a febre amarela foram aplicadas em Ubatuba. Somada à vacinação anterior, a cobertura atual é de 40,26% da população, considerada baixa frente ao risco que a doença apresenta.

Patricia Machado Sanches, supervisora da Vigilância em Saúde, explica que a vacinação é a única prevenção possível. “Em Angra dos Reis, onde a cobertura vacinal ainda não chegou próximo aos 100%, de 25 casos confirmados da doença, 13 foram a óbito. Em Parati, cidade vizinha a Ubatuba, sabe-se que o vírus já está circulando pois foi confirmada a morte de um macaco pela doença. Porém a cobertura vacinal é de 97%, o que reduz a possibilidade de aparecimento da doença em humanos. Por isso é muito importante que todos aqueles que não tenham restrição à vacina se imunizem o quanto antes”, informa.

Alteração de horário de vacinação

A partir da segunda-feira, dia 12, algumas unidades de saúde modificaram o horário de vacinação contra a febre amarela. O objetivo é reduzir a perda de doses da vacina. Clique e confira os novos horários de abertura das salas de vacinação contra a febre amarela.

Dia Horário Salas De Vacinação Ubatuba 09 Mar 2018
Dia horário salas de vacinação Ubatuba 09 Mar 2018.pdf
79.1 KB
230 Downloads