Setur recebe exposição “Crônicas Pictóricas”, de Sandro Casotti

A Sala de Exposições Thomaz Galhardo, localizada na sede da Secretaria de Turismo de Ubatuba – Setur, recebe uma nova exposição. Agora, é a vez do artista Sandro Casotti apresentar algumas de suas obras para o público – turistas, moradores e amantes da arte.

A mostra acontece até o dia 7 de março e conta com obras que compõem o acervo particular do artista em uma narrativa cronológica da trajetória de sua carreira. “Crônicas Pictóricas” foi o nome escolhido, justamente, porque conta e contém histórias tanto dos bastidores como da expressão do artista em cada uma das obras, apresentando diferentes fases do trabalho de Casotti.

Ao chegar na exposição, a primeira tela que o espectador tem contato é uma especial aos olhos do artista, que se considera um impressionista contemporâneo e que tem Van Gogh como “mestre”.  “Esse quadro foi pintado enquanto eu estava sentado em uma pedra. Foi a prática do impressionismo. Fui pintar o céu e o mar, mas tinha esquecido o branco. Eu já estava lá, não tinha como voltar. Usei o amarelo que representou muito bem o calor do momento. Nessa situação, me questionei se Van Gogh também não passou pelo mesmo que eu, pois ele caminhava muito para pintar e há obras em que ele não usa o branco. Vivi a prática do impressionismo ‘in loco’, então, esse quadro é muito especial para mim”, relembrou Casotti.

Ele ainda comentou sobre o estilo e o sentimento durante a composição de uma tela.

“Mesmo que eu esteja retratando um animal, dentro da obra tem outras situações: a pincelada, o movimento, a energia, a cor. E isso toca a pessoa e ela nem sabe como. O que eu acho importante na obra de arte é que ela tem que ter uma poesia. Ela pode ter uma excelente técnica, mas pode não te dizer nada. É importante que ela diga alguma coisa e desperte alguma emoção”, ressaltou o artista.

Essa emoção foi sentida por Eliane Serpa , nascida em Ubatuba e que pôde reviver episódios de sua infância, quando passeava com o pai pelas costeiras e avistava os pássaros.

“Promover essa iniciativa é retomar a cultura de Ubatuba após o período de pandemia. Cada detalhe nos quadros faz a diferença”, frisou Eliane.

O secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau, falou sobre a satisfação de receber a quarta exposição no espaço e sobre a importância da integração de Turismo e Cultura no município. “Estamos tendo um retorno muito positivo das pessoas quanto à valorização dos artistas com a criação desse espaço. A cada exposição, temos atraído mais visitantes e, apesar da Setur ser um local público, não havia de fato a receptividade turística. Isso está sendo um divisor de águas para nós”, destacou.

“A nossa cidade respira cultura. Quando falamos de Turismo, Cultura e Arte não há divisão. Todos se interligam, se interagem. Temos vários projetos com secretarias como Educação e Fundart para passar para as crianças a importância da arte, da história e de toda a cultura que a gente tem. Além do calendário, diversas ações estão sendo traçadas para esse ano e para os próximos anos justamente mostrando isso”, acrescentou Morau.

“Eu vejo uma expansão das exposições. Tendo espaços como esse, a gente consegue expor mais vezes no ano. Isso é bom para a cultura local, para a cidade, para os artistas e para o turista, que tem algo diferenciado para visitar além das praias. Ubatuba tem todo um potencial para isso. A gente tem belezas fantásticas e histórias incríveis que merecem ser ‘descobertas’ e expostas para serem apreciadas”, finalizou o artista

Casotti também desenvolve um projeto em parceria com a Setur que tem como objetivo colorir a Ilha dos Pescadores, denominado “Ilha das Cores”. Saiba mais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/ilhadascoressetur/

Propostas e parcerias

Morau ainda comentou que a Setur recebe propostas relacionadas à arte e cultura. “Aos artistas que tiverem ideias e experiências para compartilhar com a gente, estamos de portas abertas”, afirmou o secretário.

Quem tiver interesse em expor suas obras ou apresentar algum projeto pode entrar em contato com a Setur pelo telefone 3833-9007 ou pelo e-mail turismo@ubatua.sp.gov.br.

Exposição Crônicas Pictóricas- artista Sandro Casotti

15 de fevereiro a 07 de março

Visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 17h

Sede da Setur: av. Iperoig, 214, Centro.