Setur participa de encontro sobre retomada do Turismo no Litoral Norte

A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) marcou presença no primeiro encontro entre autoridades e instituições para discutir a retomada do turismo no Litoral Paulista, organizado pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. O evento aconteceu na Costa Sul de São Sebastião e contou com a presença de municípios do Litoral Norte e Sul.

Estiveram presentes o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (de maneira online), da Secretária Executiva do Turismo do Estado de São Paulo, Luciane Leite, equipe técnica do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e, ainda, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, Embratur, CVC Corp e também representantes do SEBRAE

Uma das principais pautas do encontro foi o programa Voa, Brasil, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, com o objetivo de democratizar o transporte aéreo, tornando as passagens mais acessíveis. França demonstrou solidariedade às cidades e as pessoas atingidas mas destacou que é preciso olhar para frente e “consertar o imediato com presteza, usando as forças das prefeituras e governos federal e estadual”.

Ele ainda destacou outros pontos sobre o tráfego aéreo, como a questão de helipontos, e falou sobre a importância do empenho nesse momento de retomada. “Sugeri ao prefeito Felipe Augusto algumas ações por ter sido prefeito em São Vicente e ter enfrentado situações semelhantes. Sei que a retomada das hospedagens e a volta das pessoas pode ser lenta por terem ficado ressabiadas, mas os turistas precisam de informações positivas. Além disso, a sugerimos a criação de novos helipontos que são uma facilidade não só para quem tem uma condição financeira maior, mas para que, na hora da emergência, haja a possibilidade de saídas de com facilidade”, afirmou o Ministro.

O prefeito de São Sebastião frisou a necessidade de aproveitar a participação do trade para alinhar as políticas públicas com as instituições que estão oferecendo apoio ao Litoral neste momento e avaliou o resultado como positivo. “Foi uma reunião produtiva, em que  apresentamos propostas, tiramos dúvidas e reforçamos que juntos vamos reconstruir o litoral de São Paulo”, disse.

Representando a prefeita Flavia Pascoal, a secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito, agradeceu a oportunidade e reiterou a importância do momento de retomada do Turismo após as fortes chuvas. “Essa reunião é um grande marco para o retorno do Turismo”, finalizou.