Poder Executivo Municipal

Ubatuba continua com obras de melhorias no sistema de esgoto

Ubatuba continua com obras de melhorias no sistema de esgoto

Ubatuba continua com as obras de melhorias para o sistema de esgoto (Estação Elevatória de Esgotos Final – EEE Tamoios) da região central da cidade. O empreendimento é parte de um total de trinta milhões de reais em investimentos para ampliação da cobertura em coleta e tratamento de esgotos no município. A tubulação, com extensão total de 1,7 km, será responsável pela interligação e encaminhamento dos esgotos dos bairros da região central.

Para avançar nas obras de saneamento, a prefeitura conseguiu, por meio de tratativas com a Sabesp, adiantar os prazos de importantes investimentos e a expectativa é saltar de 45% de coleta de esgoto para em 88% até 2024. A ordem dos investimentos em saneamento na cidade deve ser de R$ 687 milhões – o maior previsto em todo o Litoral Norte.

Segundo a Sabesp, com a obra,  o sistema se tornará o último ponto da coleta de todo o esgoto do centro, fazendo o encaminhamento para o tratamento na Estação Principal, que também está em obras, com previsão de término ainda em 2023. 

Essas iniciativas somam R$ 46,7 milhões e devem gerar cerca de 400 oportunidades de trabalho, garantindo mais qualidade de vida à população e beneficiando o meio ambiente da cidade.

CBH-LN

Para avançar ainda mais no segmento, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBH-LN, presidido pela prefeita Flavia Pascoal, elaborou um Relatório de Situação dos Recursos Hídricos 2022, que permite conhecer a situação das águas dos quatro municípios do Litoral Norte.

O Relatório foi construído com base em 30 indicadores que demonstram a situação do saneamento básico –  coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos, abastecimento, além de balneabilidade, disponibilidade de água e gestão nessas cidades que compõem a bacia hidrográfica da região.

Com base no relatório, é possível identificar a origem das principais problemáticas e elaborar projetos que podem ser contemplados com o Edital de Financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos 2023- Fehidro.

Com a verba de anos anteriores, desde 2021, foram indicados três projetos pela cidade de Ubatuba: o plano de macrodrenagem de áreas sujeitas a inundações /alagamentos e em áreas críticas ; Semeando agroflorestas para sustentabilidade – que prevê a restauração floresta e conservação das águas por meio de sistemas agroflorestais implantados nas microbacias hidrográficas – Rio Grande e Iriri-Onça; e a implantação de sistemas de tratamento de esgoto sanitário no Sertão do Itamambuca, Bacia do Rio Itamambuca.

“Seguimos com a cobrança de uma melhor utilização dos recursos hídricos e com o desenvolvimento de projetos, que são essenciais para a gestão do Comitê”, afirmou Flavia.

Outros investimentos da Sabesp

Além das obras da EEE Tamoios, em 2022 a Sabesp ainda se comprometeu a realizar mais de 4 mil ligações de esgoto no bairro do Perequê-Açu; também foram assinados termos de compromisso e parceria para a execução de cronograma de atendimento com obras de saneamento para áreas irregulares e em processo de regularização, como acontece nos bairros Sesmaria, Cachoeira dos Macacos e Recanto Itamambuca.

Outro benefício para o município foi o anúncio do aumento da capacidade do reservatório do Sistema de Abastecimento de Água das Toninhas e do Lázaro, e a negociação da dívida da Santa Casa de Ubatuba com a Sabesp com perdão de juros e multa e a concessão de cadastramento do hospital como entidade assistencial para a obtenção de 50% de desconto nas contas mensais de consumo de água e esgoto.

/* * VLibras */