Ubatuba continua com obras de melhorias no sistema de esgoto

Ubatuba continua com as obras de melhorias para o sistema de esgoto (Estação Elevatória de Esgotos Final – EEE Tamoios) da região central da cidade. O empreendimento é parte de um total de trinta milhões de reais em investimentos para ampliação da cobertura em coleta e tratamento de esgotos no município. A tubulação, com extensão total de 1,7 km, será responsável pela interligação e encaminhamento dos esgotos dos bairros da região central.

Para avançar nas obras de saneamento, a prefeitura conseguiu, por meio de tratativas com a Sabesp, adiantar os prazos de importantes investimentos e a expectativa é saltar de 45% de coleta de esgoto para em 88% até 2024. A ordem dos investimentos em saneamento na cidade deve ser de R$ 687 milhões – o maior previsto em todo o Litoral Norte.

Segundo a Sabesp, com a obra,  o sistema se tornará o último ponto da coleta de todo o esgoto do centro, fazendo o encaminhamento para o tratamento na Estação Principal, que também está em obras, com previsão de término ainda em 2023.

Essas iniciativas somam R$ 46,7 milhões e devem gerar cerca de 400 oportunidades de trabalho, garantindo mais qualidade de vida à população e beneficiando o meio ambiente da cidade.

CBH-LN

Para avançar ainda mais no segmento, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBH-LN, presidido pela prefeita Flavia Pascoal, elaborou um Relatório de Situação dos Recursos Hídricos 2022, que permite conhecer a situação das águas dos quatro municípios do Litoral Norte.

O Relatório foi construído com base em 30 indicadores que demonstram a situação do saneamento básico –  coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos, abastecimento, além de balneabilidade, disponibilidade de água e gestão nessas cidades que compõem a bacia hidrográfica da região.

Com base no relatório, é possível identificar a origem das principais problemáticas e elaborar projetos que podem ser contemplados com o Edital de Financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos 2023- Fehidro.

Com a verba de anos anteriores, desde 2021, foram indicados três projetos pela cidade de Ubatuba: o plano de macrodrenagem de áreas sujeitas a inundações /alagamentos e em áreas críticas ; Semeando agroflorestas para sustentabilidade – que prevê a restauração floresta e conservação das águas por meio de sistemas agroflorestais implantados nas microbacias hidrográficas – Rio Grande e Iriri-Onça; e a implantação de sistemas de tratamento de esgoto sanitário no Sertão do Itamambuca, Bacia do Rio Itamambuca.

“Seguimos com a cobrança de uma melhor utilização dos recursos hídricos e com o desenvolvimento de projetos, que são essenciais para a gestão do Comitê”, afirmou Flavia.

Outros investimentos da Sabesp

Além das obras da EEE Tamoios, em 2022 a Sabesp ainda se comprometeu a realizar mais de 4 mil ligações de esgoto no bairro do Perequê-Açu; também foram assinados termos de compromisso e parceria para a execução de cronograma de atendimento com obras de saneamento para áreas irregulares e em processo de regularização, como acontece nos bairros Sesmaria, Cachoeira dos Macacos e Recanto Itamambuca.

Outro benefício para o município foi o anúncio do aumento da capacidade do reservatório do Sistema de Abastecimento de Água das Toninhas e do Lázaro, e a negociação da dívida da Santa Casa de Ubatuba com a Sabesp com perdão de juros e multa e a concessão de cadastramento do hospital como entidade assistencial para a obtenção de 50% de desconto nas contas mensais de consumo de água e esgoto.