UBS do Ipiranguinha funciona em horário estendido das 7h às 19h

A Unidade Básica de Saúde do bairro do Ipiranguinha é a primeira UBS do município a implantar o horário estendido de funcionamento, atendendo a população das 7h às 19h. A iniciativa faz parte do programa “Saúde na Hora”, lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e que viabiliza o custeio da ampliação do horário aos municípios.

A UBS do Ipiranguinha possui cerca de 25 mil moradores cadastrados e realiza o atendimento estendido, com 60 horas semanais, desde março de 2021. A diretora da Atenção Básica de Ubatuba, Márcia Santos, ressalta que a iniciativa amplia o acesso da população aos serviços da Atenção Primária à Saúde. “Este é ainda um projeto piloto na cidade e, com o horário estendido, conseguimos atender os moradores após o horário de trabalho e oferecer assistência em saúde para um número maior de munícipes”, enfatizou Márcia.

Na unidade básica é possível agendar consultas, realizar acompanhamento médico, curativos, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, vacinação, pré-natal, atendimento odontológico, entre outros serviços oferecidos de segunda a sexta-feira.

De acordo com a diretora, as consultas médicas são oferecidas apenas para pacientes registrados na unidade, mas os demais atendimentos são abertos à população de qualquer bairro da cidade, até as 19h.

Com a experiência conquistada no Ipiranguinha, a próxima UBS a ganhar horário estendido será a do bairro do Perequê-Açu, após a inauguração do novo prédio da unidade programada para ser entregue no mês de outubro deste ano.

Ubatuba conta com mais de 30 postos de saúde na cidade, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os endereços de cada unidade podem ser conferidos no site da prefeitura: www.ubatuba.sp.gov.br.