Proerd forma cerca de 500 alunos na 44ª turma em Ubatuba

“Luz, câmera, ação” – o grito de guerra de, aproximadamente, 500 alunos formandos na 44ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Ubatuba ecoou pelo salão da igreja Ágape na manhã desta sexta-feira, 01.

Pais, alunos, professores e autoridades prestigiaram a cerimônia, que contemplou alunos de sete escolas municipais: E.M. Prof.º Iberê Ananias Pimentel, na Picinguaba; E.M. Manoel Inocêncio Alves dos Santos e E.M José Belarmino Sobrinho, no Ubatumirim; E.M. Profª Maria Josefina Giglio da Silva, na Estufa II; E.M. Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no Perequê-Açu; E.M. Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Marafunda e E.M Honor Figueira, em Itamambuca.

Além do prefeito Délcio José Sato (PSD), estiveram presentes o vice-prefeito Jurandir de Oliveira Veloso – “Pelé”, o secretário de Educação, Hélio José de Paula e o secretário de Segurança e Defesa Social, Agnelo Cinel.

Os instrutores do programa em Ubatuba, cabo Barros e soldado Ernani, desenvolvem a formação em 10 semanas, em aulas com duração de 50 minutos. De acordo com Barros, são atendidos 100% dos quintos anos das escolas da cidade, inclusive, das escolas particulares.

“É um procedimento de combate às drogas e à violência presente em 52 países. A iniciativa começou nos Estados Unidos e já está há 22 anos no Brasil”, explicou Barros.

Foi exibido um vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido pela PM na 20ª Companhia da Polícia Militar (PM) no Litoral Norte, a qual Ubatuba faz parte.

“Hoje é dia de alegria, de esperança, de Proerd. Obrigada por estarem conosco, acreditando no nosso trabalho”, comemorou o comandante da 3ª Companhia da PM, Capitão Robert Scott Bromocato Neil.

“Crianças, sintam a responsabilidade. Vocês são a sementinha que germinará e tornará a cidade de Ubatuba cada vez melhor. A responsabilidade é grande, mas é fácil trilhar o caminho do bem, principalmente, pelos ensinamentos passados”, reforçou Scott.

O prefeito Sato falou um pouco sobre a segurança da cidade, agradecendo o trabalho da PM sob comando do Capitão Scott, e destacou também a importância do trabalho desenvolvido pelos instrutores na cidade e em todo o estado.

“Não medi esforços para estar presente aqui. Sempre me sinto muito bem em estar com vocês. Agradeço aos profissionais da educação pelo empenho com os jovens. Aos pais, solicito que amem essas crianças acima de todas as coisas, pois elas são pedras que devem ser lapidadas a cada dia para serem cada vez melhores”, enfatizou Sato.

O prefeito, então, direcionou sua fala aos pequenos, dizendo que sua preocupação é com as futuras gerações. “Por mais que vocês achem que não podem alcançar seus sonhos, acreditem, vocês podem. O esforço supera muitas coisas. Estamos apostando muito em vocês e eu, como prefeito, quero deixar um legado, não só na Educação, mas em todas as áreas da cidade para ter a garantia de amanhã valer o que hoje vocês sonham”, complementou.

O evento foi encerrado com duas apresentações musicais de alunos da escola Marina Salete e com a entrega dos certificados. Após a cerimônia, o vice-prefeito Pelé se emocionou e disse sentir-se orgulhoso por estar entre as crianças, principalmente, porque esse programa e muito importante para a prevenção no município. “Vocês são o futuro do país”, finalizou.

Proerd 2 Proerd 3