Ubatuba supera meta do Plano Nacional de Educação

Ubatuba superou a Meta 1 estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, que implica no atendimento de, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos de idade, com vagas em creche até́ 2024.

Ubatuba é uma das poucas cidades brasileiras que já está de acordo com a diretriz, atendendo 56,2% das crianças na referida faixa etária, superando o índice em 6,2%, quatro anos e seis meses antes da data limite. Esse cálculo também atende as diretrizes do Plano Municipal de Educação, que está em consonância com o PNE.

Os números revelam o compromisso assumido pela gestão em investir na Educação e melhorar os índices do município. Em janeiro de 2016, o registro era de 2082 alunos matriculados nessa faixa etária – número que subiu para 2664, com um aumento de 30%.

Além disso, o resultado positivo também é reflexo da preocupação da Administração com a Primeira Infância, desenvolvendo ações do Comitê Municipal do Programa Primeira Infância, e contando conselhos atuantes, como o Conselho Municipal de Educação e Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.

“Embora adiantando-se no cumprimento do ‘dever de casa’, as ações da Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, continuam a fim de garantir mais vagas e aprimoramento das estruturas existentes”, enfatizou a secretária da pasta, Pollyana Gama.

Vale ressaltar, ainda, que monitorar e avaliar esses índices é uma exigência estabelecida nos planos decenais de Educação.

Cálculo

Para chegar a esse número, é elaborado um cálculo, cujo resultado é produto do número de crianças de 0 a 3 anos de idade que frequenta a creche multiplicado por 100 e dividido pela população total da faixa etária.

De acordo com a Fundação Seade, em Ubatuba, são 2664 crianças atendidas e 4.740 crianças no total:

2664 x 100 /4740 = 56,2%

O número de alunos atendidos, é baseado em dados  da secretaria da Educação , de acordo com o que consta no sistema Prodesp . A fonte para o número de crianças de zero a três anos em Ubatuba  é referente à projeção realizada pela Fundação Seade .