Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

O Secretário

Marcelo Pereira Surcin – Marcelinho Carioca

ADJUNTO: Richard Ricardo dos Santos

Nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Sulacap. De origem humilde, vendia picolés, refrigerantes e salgados nas praias cariocas para ajudar no sustento da família. É formado em Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Visconde de Mauá. Cursou Educação Física e, atualmente, está terminando o curso de Jornalismo na Faculdade Rio Branco, em São Paulo, cidade onde vive há mais de 20 anos. Marcelinho será o 1º ex- jogador de futebol a ter o diploma de jornalismo. Trabalha na área do 3º setor de responsabilidade social com o Instituto Marcelinho Carioca desde 2003, revelando cidadãos para a sociedade, tais como: David Luiz (Paris Saint Germain); Lucas (Paris Saint Germain) e Willians (Chelsea-Ing). Marcelinho iniciou sua carreira no Madureira Esporte Clube, em 1979, onde atuou por sete anos e foi campeão da Taça Rio em 1986. Em virtude das suas boas atuações, ainda em 1986 foi comprado pelo Clube de Regatas do Flamengo. Atuou no rubro-negro carioca por sete anos e foi campeão da Copa do Brasil (1990), campeão Carioca (1991) e pentacampeão brasileiro (1992). Vendido em 1993 por US$ 500 mil dólares, chegou ao Sport Clube Corinthians Paulista para fazer história e vir a ser considerado o maior jogador da história corintiana, sendo eleito “Senhor do Centenário” nos 100 anos do Clube. Foram nove anos de atuação conquistando 10 títulos, marcando 206 gols, em 432 jogos, e encerrando sua trajetória no Corinthians como o 5º maior artilheiro do clube. Em 1997 é vendido para o Valência, da Espanha. Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol na época, compra o passe do jogador junto ao Valência. Depois cria o “Disque Marcelinho”, para o qual, por telefonema, os torcedores dos quatro maiores clubes do estado, São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians,  escolhem o futuro do jogador. Assim, ele volta ao Timão. Em 2002 é vendido para o Gamba Osaka, do Japão e em 2003  retorna ao Brasil para vestir a camisa do Vasco. É campeão Carioca, campeão da Taça Rio e Campeão da Taça Guanabara. Em agosto do mesmo ano é vendido para o All Nassar, da Arábia. Retorna ao Vasco em 2004 e conquista a Taça Rio. Em Junho é vendido para o Ajaccio, da França. Em 2006  volta a vestir a camisa do Corinthians. Torna-se o maior colecionador de títulos com a camisa corintiana em quase nove anos pelo clube, com 10 títulos: o Mundial de Clubes da FIFA de 2000, dois títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Paulistas, uma Copa Bandeirantes e um Troféu Ramón de Carranza. Em 2007 torna-se comentarista esportivo na Rede Bandeirantes de Televisão. Em junho é contratado pelo Santo André, forma o Clube Empresa S.A e ajuda a equipe do ABC ser campeã paulista e vice-campeão da série B. Dois anos depois, em 2009 leva o Santo André a retornar a elite do futebol, na série A. Em 2010 encerra a carreira no dia 14/01 vestindo a camisa do timão contra o Huracan. O Corinthians vence por 3×0. Com o título “Senhor do Centenário” encerra a carreira como Embaixador do Centenário sendo relacionado a vários eventos dos 100 anos do clube. Hoje é empresário. Atua na área do terceiro setor de responsabilidade social, a frente do Instituto Marcelinho Carioca e da sua empresa, A MC7 Soccer.

Compete ao Secretário Municipal de Esportes e Lazer

Atribuições

I.elaborar e fiscalizar a execução de planos e programas de incentivo às atividades esportivas, recreativas e de lazer;

II.formular a política de esportes, recreação e lazer do Município;

III.elaborar projetos para instalação e ampliação das áreas de lazer e de recreação pública municipal, e outros;

IV.estudar e definir formas de colaboração com os programas das entidades e dos clubes desportivos e recreativos do Município;

V.orientar a realização de programas desportivos;

VI.organizar o calendário de eventos esportivos nas escolas e na comunidade;

VII.promover o entrosamento com entidades e associações esportivas do Município, para a realização de programas relacionados ao esporte e lazer;

VIII.verificar a necessidade da aquisição de bens e materiais imprescindíveis para as práticas desportivas, adotando as medidas cabíveis para o ressuprimento;

IX.zelar pela elaboração de inventário dos equipamentos públicos e privados do esporte, recreação e lazer do Município;

X.propor medidas de integração com empresas públicas e privadas, visando o desenvolvimento de ações relacionadas ao esporte, recreação e lazer;

XI.promover a elaboração de programas de valorização dos eventos tradicionais de esportes, lazer e recreação popular do Município;

XII.adotar os procedimentos necessários para institucionalizar programas de esporte amador, recreação e lazer acessíveis a todas as classes e faixas etárias;

XIII.promover a elaboração do diagnóstico dos programas voltados ao esporte, lazer e recreação do Município;

XIV.propor as estratégias do governo municipal para dinamizar o setor;

Acontece na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer:

Endereço: Rua Minas Gerais, nº. 46, Centro
E-mail: esporte@ubatuba.sp.gov.br